ACidade ON

Cmara de Campinas completa 223 anos de idade nesta tera
Reprodução: ACidade ON
Cmara de Campinas completa 223 anos de idade nesta tera

A Câmara de Campinas completou, nesta terça-feira (15), 223 anos. A história da Câmara está intrinsecamente ligada à da cidade. No dia 14 de dezembro de 1797, a então Freguesia das Campinas do Mato Grosso foi oficialmente elevada para Vila de São Carlos (apesar do nome oficial, os então 2.107 habitantes da vila dos quais 700 eram, lamentavelmente, pessoas escravizadas - já a chamavam e continuaram a chamá-la simplesmente de Campinas).

No dia seguinte, 15 de dezembro de 1797, foi oficialmente formada a Câmara Municipal, com a definição dos primeiros vereadores da cidade.

"O aniversário do Legislativo é sempre uma data a ser comemorada, pois se trata de um marco da história da cidade. A Casa surgiu antes mesmo que existisse uma prefeitura, sendo então responsável não só por legislar como também por administrar a infraestrutura do município, e foi evoluindo junto com o sistema político e posteriormente, democrático do Brasil ", disse o vereador Marcos Bernardelli (PSDB), presidente do Legislativo.


Você viu?

Como cita Bernardelli, inicialmente não existia uma Prefeitura, por isso os parlamentares faziam as leis e também fazer o papel do Executivo, tarefa que incluía inclusive determinar onde haveria ruas ou fontes na cidade, por exemplo.

Murilo Favaretto, historiador da Câmara, conta que só a partir de 1907 surgiu a figura da Prefeitura.

"Até então a Câmara unia Legislativo e Executivo, tanto criando leis na época, chamadas de posturas como regendo a saúde pública, determinando construção de obras e até mesmo a destruição de formigueiros nas ruas da cidade. Isso nos parece algo estranho atualmente, mas documentos manuscritos históricos mostram que essa era uma função muito requisitada pela população", contou.

Ele ressalta que a Casa teve grande importância para o país no século XIX, pois dela saíram grandes nomes da política nacional.

"Quintino Bocaiúva chamava a Câmara de Campinas de Meca Republicana, pois dela saíram políticos do movimento que levou à proclamação da Republica e até mesmo um presidente oriundo da cidade, Manuel Ferraz de Campos Sales, que foi o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902", pontuou.

Vale lembrar que em 1937 o Legislativo de Campinas assim como os demais do Brasil - deixou de existir por conta do então chamado "Estado Novo", no qual, por ordem do presidente Getúlio Vargas.

As portas foram reabertas em 1948, já com as Câmaras Municipais funcionando em um formato similar a dos tempos atuais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!