ACidade ON

Covid-19: Jovens e adultos so responsveis por 85% dos casos em Campinas
Reprodução: ACidade ON
Covid-19: Jovens e adultos so responsveis por 85% dos casos em Campinas


O secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza , afirmou durante transmissão nas redes sociais hoje (18), que a maior parte dos casos sintomáticos de covid-19 na cidade são registrados entre jovens e adultos .

Segundo Carmino, 85% do total de casos são registrados em pacientes abaixo de 60 anos, sendo que 41,6% são na faixa etária entre 20 e 39 anos.

"Se nós somarmos de zero a 19 anos, lembrando que de zero a 10 quase não há casos, junto com os adultos dá 85%. Então a maior parte dos casos sintomáticos na nossa cidade são pessoas abaixo dos 60 anos" afirmou.  

Você viu?

Durante a live, a Prefeitura ainda atualizou os números da covid-19 na cidade. Segundo o novo boletim, a cidade conta com 47.309 casos confirmados, e 1.423 vítimas fatais.

Segundo o secretário, o gráfico mostrado pela Saúde foi usado para ressaltar a importância dos cuidados entre a população jovem e adulta.

"O que nós estamos colocando é algo para que os jovens pensem na sua responsabilidade, primeiro que não estão isentos de se infectar, segundo que não estão isentos de adoecer, porque aqui mostram casos de doentes, com sintomas de covid, e terceiro que eles podem ser grandes transmissores para seus pais, avós, tios, contactantes idosos e essa é a população que mais morre", acrescentou.  

PUNIÇÃO

Hoje, a Prefeitura anunciou que vai fechar por três meses estabelecimentos que tiverem registro de aglomerações e não cumprirem as regras sanitárias. Segundo o Prefeito, a medida se deve especialmente para barzinhos e casas noturnas que, segundo o prefeito, são os que mais têm apresentado irregularidades. Sobre os registros de festas que têm sido feitos ultimamente, o secretário demonstrou indignação.

"É um desconforto enorme entre os profissionais de saúde. Não nos conformamos com isso, porque tudo estoura no profissional de saúde, o que sobra pra nós é cuidar de você. Tudo isso coloca as pessoas sob risco, de morte inclusiva, com custo, porque a sociedade paga e com descontrole de algo que já podia estar sob controle", criticou. 


TRANSMISSÃO

Segundo o secretário, a taxa de transmissão na cidade atualmente está ligeiramente abaixo de 1. Em 1, a taxa representa que 10 pessoas contaminadas transmitem para outras 10 pessoas.

A Prefeitura ainda trouxe uma projeção para os próximos dias. Segundo a Saúde, não há ainda previsão de alta expressiva em número de casos, e o coeficiente de letalidade na cidade está em tendência de queda. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!