ACidade ON

Vacina começa a ser aplicada em moradores e funcionários de asilos nesta quarta-feira (27).
Adriano Rosa/Prefeitura de Campinas
Vacina começa a ser aplicada em moradores e funcionários de asilos nesta quarta-feira (27).

A Secretaria de Saúde de Campinas inicia nesta quarta-feira (27) a vacinação contra Covid-19 em instituições de longa permanência para idosos .

Ao todo, a previsão é 6 mil pessoas sejam vacinadas nas 130 casas de repouso na cidade. O número inclui moradores e funcionários dos locais.

A primeira instituição que vai receber as doses e dar início as aplicações é o Lar dos Velhinhos, que abriga atualmente 101 moradores. A expectativa é que a aplicação de doses tenha início por volta das 8h30.

Em Campinas, 14.978 pessoas já foram vacinadas, segundo o balanço divulgado ontem (26). O número inclui 13,3 mil vacinados pela Prefeitura, sendo eles trabalhadores da saúde da rede pública e particular, e 1,6 mil funcionários da Unicamp.

Como até então todos vacinados são profissionais de saúde, hoje será o primeiro dia de aplicação de doses em idosos.

Apesar do inicio para aqueles que estão nos asilos, o agendamento e a aplicação das doses nos demais idosos da cidade ainda não tem data prevista. O grupo de idosos a partir de 60 anos é o próximo que aguarda a inicio da vacinação.

MAIS DOSES 

Ontem, a cidade recebeu no DRS (Departamento Regional de Saúde) o carregamento de 44,9 mil doses da vacina da Fiocruz - Oxford/AstraZeneca produzidas no Instituto Serum, na Índia. Em Campinas, ficarão 16,7 mil doses, já o restante é distribuído entre os municípios da região.

Com esse novo carregamento, a cidade soma 41.750 doses de imunizantes contra a covid-19, sendo que na noite de quarta-feira da semana passada, Campinas recebeu o primeiro carregamento da Coronavac , que disponibilizou 24,9 mil doses para o município.

Com as doses a mais, durante a tarde o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos) anunciou a segunda fase de vacinação contra a covid-19 dos profissionais de saúde, que começa amanhã (28). 

A VACINAÇÃO 

No momento, as doses que chegaram estão sendo direcionadas para vacinar os profissionais da saúde de apoio que trabalham diretamente na assistência de saúde ao atendimento de casos da covid-19.

Por enquanto, apenas seis categorias profissionais podem realizar o agendamento, que começou ontem em Campinas. Esse grupo vai começar a receber as doses da vacina de Oxford.


Entre os profissionais que serão vacinados nesta segunda fase estão médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares, cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, técnicos em laboratórios (biomédicos, biólogos e farmacêuticos) e motoristas de ambulância.

Segundo Dário, dos cerca de 60 mil profissionais de saúde da cidade, ainda restam cerca de 37 mil para serem vacinados - o restante ou foi, ou será vacinado com a Coronavac. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!