Campinas vai entrar na fase vermelha a partir das 21h.
Carlos Bassan / Pref. de Campinas
Campinas vai entrar na fase vermelha a partir das 21h.


Mantida na fase amarela após reclassificação do Plano São Paulo na última sexta-feira (19), Campinas vai adotar fase vermelha parcial, entre às 21h e 5h, a partir desta terça (23), como forma de controlar o avanço do novo coronavírus. Durante o final de semana, as UTIs exclusivas para Covid-19  do Sistema Único de Saúde (SUS) atingiram 100% de ocupação.

"Neste momento em que a situação de leitos vem nos preocupando não quero deixar gente na fila da UTI, morrendo por falta de UTI. Decidimos dentro de todo o relatoria apresentando pela Vigilância Sanitária, pela Secretaria da Saúde, pela mudança do perfil da doença. A segunda onda tem mostrado um poder de tranmissão muito maior", disse o prefeito Dário Saadi (Republicanos).

A restrição parcial será valida até o dia 1º de março, próxima segunda-feira. Até lá, a Secretaria de Saúde vai avaliar se a medida será estendida.

Você viu?

A partir da publicação do decreto, que deve ocorrer ainda na manhã de terça, passam a valer as seguintes regras:

- Restrição de todas as atividades entre 9 horas da noite e 5 horas da manhã
- Fechamento de bares entre 8 horas da noite e 5 horas da manhã
- Apenas os serviços essenciais podem continuar abertos


Segundo Dário, é possível que novas mudanças sejam feitas na quarentena da cidade, uma vez que o governador João Doria (PSDB) deve anunciar adaptações no Plano São Paulo na próxima quarta-feira (24).

COMO FICA

O funcionamento dos shoppings também deve se encerrar às 21h. O mesmo vale para serviços como academias, clubes, parques públicos, salões de beleza e similares e atividades presenciais em instituições de ensino. Embora considerado um serviço essencial, as igrejas também terão que encerrar suas atividades às 21h.

“Neste momento, não permitiremos mais as duas horas extras de tolerância para os bares e restaurantes, que terão que encerrar suas atividades presenciais às 20h e às 21h, respectivamente. Depois deste horário, só serão permitidos delivery e retirada”, disse o secretário de Justiça, Peter Panutto.

Das 5h01 às 20h59, permanece em vigor na cidade a Fase Amarela. Esta fase permite 40% de ocupação em academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios, e parques públicos, com expediente até 10 horas diárias para restaurantes e 12h para as demais. O horário de funcionamento não poderá exceder as 20h para bares e 21h para os demais serviços.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!