HC da Unicamp suspendeu atendimentos em razão da lotação na UTI-Covid.
Suelma Tanaka/HC Unicamp
HC da Unicamp suspendeu atendimentos em razão da lotação na UTI-Covid.

O SUS de Campinas tem apenas um leito de UTI para Covid-19 à disposição, segundo balanço divulgado na tarde desta terça-feira (09). A única vaga, parte da estrutura da rede municipal, é exclusiva para gestantes. Já o  HC (Hospital de Clínicas) da Unicamp,  de administração estadual, suspendeu todos os atendimentos  e as cirurgias eletivas  após atingir lotação máxima.

Todos os leitos disponíveis estão ocupados, e decisão pela suspensão foi do GT (Grupo de Trabalho) de crise da unidade. De acordo com o hospital, estão suspensos também os encaminhamentos feitos pelo Samu, Resgate do Corpo de Bombeiros e pela Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), do Estado de São Paulo.

No HC, são 30 leitos complexos para pacientes com Covid-19 e não há leitos livres para novos pacientes. A última vez que isso ocorreu e o atendimento também foi suspenso foi no dia 11 de janeiro, quando o HC tinha 17 leitos.

Você viu?

Os leitos estão divididos da seguinte forma:

SUS Municipal:  119 leitos, dos quais 118 estão ocupados, o que equivale a 99,16%. Há 1 leito livre.

SUS Estadual:  30 leitos, dos quais 30 estão ocupados, o que corresponde a 100%. Não há leito livre.

Particular:  177 leitos, dos quais 156 estão ocupados, o que equivale a 88,14%. Há 21 leitos livres.

O colapso da rede de saúde pública ocorre desde o dia 21 de fevereiro, quando Campinas atingiu 100% de ocupação na rede municipal. Desde então, os gestores têm alertado para um aumento importante no total de internações, com a tendência de aumento de casos.

Ontem, para desafogar a rede, a Prefeitura anunciou uma expansão na rede de atendimento para o tratamento do coronavírus. Serão ampliados leitos de enfermaria e UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Anchieta Metropolitana e no Hospital Metropolitano - este último requisitado judicialmente pela Administração.


Apesar desse anúncio, de ontem para hoje foi fechado um leito de covid-19 na rede particular. A Prefeitura não informa em qual hospital isso ocorreu.

O Estado também anunciou ontem novos leitos abertos para o tratamento da doença no AME (Ambulatório Médico de Especialidade), com instalação ainda em março, mas sem data precisa. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, o serviço para coronavírus contará com 20 leitos de UTI e 10 leitos de enfermaria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!