Mai de 24 mil pessoas não voltaram para receber segunda dose da vacina na Região de Campinas.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Mai de 24 mil pessoas não voltaram para receber segunda dose da vacina na Região de Campinas.

O DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas, que engloba 42 cidades entre elas os municípios da região metropolitana, contabiliza ao todo 24.378 pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19.  O número foi divulgado em coletiva do governo estadual nesta sexta-feira (7), onde o governo prorrogou a fase de transição, aumentando o horário de funcionamento do comércio e serviços e a capacidade de publico .

Segundo o balanço divulgado pelo governo paulista, na região de Campinas 18,7 mil pessoas não voltaram para receber a segunda dose da Coronavac, e 5,5 mil não retornaram para receber a vacina da Fiocruz/AstraZeneca.

Os números fazem o DRS ficar em quarto lugar no ranking dos departamentos que mais tiveram vacinados "perdidos". Em primeiro lugar está a Grande São Paulo, com 196,1 mil pessoas que não voltaram para completar a imunização. Ao todo, 400,9 mil pessoas não voltaram para a 2ª dose em todo o Estado. 

APELO

Durante a coletiva, a coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula pediu para que os moradores que não voltaram para receber a segunda dose procurem os Centros de Imunização.

"Eu vou fazer novamente um apelo, quando a gente fala de primeira e segunda dose, todos aqueles que não foram para segunda dose não foram imunizados e precisamos que todos se imunizem. Quando olhamos os dados, 400 mil pessoas não completaram esquema vacinal no Estado e isso é muito importante", pontuou.

No caso da Coronavac, o intervalo recomendado é de 21 ou 28 dias entre as doses para a eficácia completa da vacina. Já no caso da vacina de Oxford, da AstraZeneca, a eficácia é completa depois de 12 semanas de intervalo entre as doses.

"Quando a gente fala da vacina da Fiocruz, são 12 semanas, muitas vezes as pessoas se esquecem, mas eu faço o apelo para que voltem e complete o esquema vacinal", ressaltou Regiane. 

Você viu?

CAMPINAS

Em Campinas, a Prefeitura  divulgou na semana passada que 878 pessoas não voltaram para tomar 2ª dose da vacina na cidade. 


Questionada pelo ACidade ON sobre quais ações vêm sendo desempenhas no município para alcançar esses moradores, a Prefeitura informou, por meio de nota, que tem realizado a busca ativa dos que não voltaram para tomar a segunda dose, e que a volta é agendada quando é feita a primeira dose. Há também há vários avisos.

"O Departamento de Vigilância em Saúde conta com um mecanismo de comunicação por mensagens de texto, e-mail, telefone e Whatsapp. Ainda assim, se alguém não voltar, as unidades de saúde podem procurar o paciente porque todos os casos são georreferenciados", disse a Administração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!