HC da Unicamp precisa de ajuda para adquirir EPIs.
Suelma Tanaka/HC Unicamp
HC da Unicamp precisa de ajuda para adquirir EPIs.


Com a grande pressão instituída pela  pandemia do novo coronavírus  desde março do ano passado, o  Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp  conta com doações para manter a estrutura de atendimento. Por isso, o grupo de voluntários Amigos da Unicamp lançou, nesta quinta-feira (24), uma nova campanha de arrecadação para ajudar o hospital estadual.

A iniciativa, intitulada  “Caderno Solidário”, tem o objetivo de adquirir EPI´s, como avental em TNT, luvas de látex e nitrílica, máscara cirúrgica, óculos de proteção e equipamentos hospitalares, como cadeiras de roda, carrinho de emergência, centrífugas, oxímetro, termômetro digital, ultrassom, ventilador para UTI e dezenas de outros equipamentos.

“A pandemia da covid-19 tem promovido uma mobilização de pessoas e recursos nunca antes vista para o Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp desde o ano passado. Em um movimento inédito, várias instituições, pessoas, voluntários e colaboradores têm participado de uma onda de cooperação, parceria e doações. Essa ajuda faz a diferença nesses tempos incertos”, ressalta o superintendente do HC Unicamp, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.

Qualquer interessado em ajudar pode doar dinheiro ou equipamentos.  Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Captação do HC no telefone (19) 99834-8160. O Caderno Solidário, que lista as possíveis formas de doação, pode ser acessado  neste link.

CAMPANHA DE ALUNOS

A mobilização por doações está em curso desde o início da pandemia. Neste mês, estudantes da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da universidade campineira se uniram em uma campanha para arrecadar recursos destinados a compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos.

Em duas semanas de arrecadação, os alunos conseguiram a ajuda de 68 doadores que, juntos, cederam R$ 5.620,00 para a campanha. O dinheiro será investido em cadeiras de banho, luvas de silicone, máscaras cirúrgicas, entre outros artigos essenciais para a realização das atividades dos profissionais de saúde.

“Todos sabemos que o HC Unicamp tem uma grande importância, visto que é uma referência na região, responsável por atender várias comunidades. Mas para nós, além de tudo isso, ele também faz parte da nossa casa, do local onde estudamos, é para ele que pedimos socorro quando precisamos. É o HC que cuida de nós, que somos estudantes da Unicamp”, relatam os membros da Atlética da Engenharia Química da Unicamp.

Você viu?

Com reuniões semanais por quase dois meses, os estudantes se organizaram em para divulgar a iniciativa nas redes sociais e veículos de comunicação, destacando pontos como a importância do HC em pesquisas força-tarefa contra a Covid-19, A meta mínima era arrecadar R$ 5 mil em até 15 dias, mas número final foi 112,40% acima do esperado.


Intitulada “Seja um amigo da Unicamp”, a campanha uniu o grupo de voluntários Amigos da Unicamp e todas as entidades da FEQ: Associação Atlética Acadêmica da Faculdade de Engenharia Química (AAAFEQ), Empresa Júnior de Engenharia Química (Propeq), Programa de Educação Tutorial da Engenharia Química (PET-EQ), Centro Acadêmico (Cafeq) e Semana Acadêmica de Engenharia Química (SEQ).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!