Vacinação contra Covid em Campinas.
Fernanda Sunega/Pefeitura de Campinas
Vacinação contra Covid em Campinas.


A secretaria de Saúde de Campinas divulgou nesta semana o boletim da cobertura vacinal da cidade apontando que 286,1 mil pessoas já completaram a imunização contra a covid-19 em 2ª dose ou dose única do imunizante. O número representa 31% do total da população adulta (com mais de 18 anos), que é estimada em 922,7 mil pessoas. 

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (12) a pedido do ACidade ON conta com dados atualizados até a última terça (10). Segundo a secretaria de Saúde, em todos os grupos etários de idosos, com 60 anos ou mais, a cobertura vacinal completa já atingiu mais de 100%. 

Já, no grupo com idades entre 55 e 59 anos, a cobertura vacinal em segunda dose ainda é de 14%. No grupo de 50 a 54 anos é de 15,4% e na faixa dos 45 anos aos 49 é de 23,3%. 

Veja a cobertura vacinal por grupos: 

Dados da cobertura vacinal completa em Campinas (Fonte: Secretaria de Saúde de Campinas)

Segundo a saúde, a diferença que consta entre idades e o total de pessoas imunizadas por completo ocorre por causa das diferenças entre as vacinas. Em alguns casos a segunda dose ocorre em um menor período. Já, os moradores que tomaram a vacina da Astrazeneca e da Pfizer aguardam mais tempo para ter a imunização completa. 

Você viu?

A Saúde ainda explicou que em relação à cobertura vacinal maior que 100% em alguns grupos, a diferença pode ser justificada por censo demográfico ainda desatualizado. Ou, pelo fato de pessoas de outras cidades, muitas vezes, conseguirem tomar a vacina em Campinas. 

PRIMEIRA DOSE

Com a vacinação avançando e agora já beneficiando todos os adultos da cidade, os números da imunização em primeira dose também são animadores. Até agora, 78,8% dos adultos da cidade já receberam ao menos uma dose da vacina.

Até a data de formalização do boletim, 727,7 mil dos 922, 7 mil adultos da cidade já tinham tomado a primeira dose. 


AVANÇOS 

Nesta semana Campinas ampliou a faixa etária da vacinação, incluindo moradores com mais de 18 anos sem doenças prévias.

O agendamento, que foi aberto na terça-feira (10), no entanto teve as vagas esgotadas no mesmo dia, às 22h. Agora, a cidade aguarda a chegada de mais vacinas para reabrir o cadastro. Quando aberto, o agendamento deve ser feito pelo site https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!