Milton Maia, diretor pedagógico da Unidade Paineiras, no Jurassic Oficina Experience.
Divulgação/Oficina do Estudante
Milton Maia, diretor pedagógico da Unidade Paineiras, no Jurassic Oficina Experience.


Campinas terá, a partir deste mês, a primeira escola do Brasil com um parque temático de dinossauros. Instalado na nova unidade do Colégio Oficina do Estudante, no Jardim das Paineiras, o espaço “Jurassic Oficina Experience”, além de ser utilizado em atividades para estudantes do ensino médio e fundamental I e II da instituição privada, será aberto para visitação de alunos da rede pública e de crianças carentes atendidas por ONGs.

De acordo com o gerente de marketing da Oficina, Daniel Abdala, a ideia inicial é que as visitas para o público externo ocorram, pelo menos, duas vezes por mês. O gestor orienta os interessados a procurarem a Oficina do Estudante para já se cadastrarem, mas, futuramente, um cronograma será definido para essa iniciativa.

“A Oficina do Estudante é uma instituição de ensino de Campinas. Assim sendo, busca constantemente dar a sua contribuição para a nossa cidade”, frisou Abdala. “Essa fantástica infraestrutura poderá ser utilizada para aulas de ciências, visitas em geral, ou com outro foco, como a escola / professor responsável ou voluntário julgar pertinente”, completou.

O espaço tem oito esculturas ultrarrealistas de espécies de dinossauros, como um Tiranossauro Rex com 13 metros de envergadura e cinco metros de altura. Os estudantes irão se deparar também com outros animais: Deinonico, Dilofossauro, Estegossauro, Europassauro, Oviraptor, Pteranodonte e Triceratops. Em cada um deles, haverá uma placa com informações da espécie.

Escola de Campinas será a primeira do Brasil com parque temático de dinossauros.
Divulgação/Oficina do Estudante
Escola de Campinas será a primeira do Brasil com parque temático de dinossauros.


Quem se aproximar do Pteranodonte, por exemplo, vai aprender que ele foi um réptil voador com quase dois metros de altura e sete de envergadura que viveu na região conhecida por nós, hoje, como América do Norte. Além das esculturas, o parque tem um playground completo inserido em sua área.

“O Jurassic Oficina Experience foi projetado com equipamentos para ser, ao mesmo tempo, um playkids, um local de entretenimento e uma sala de aula ao ar livre”, enfatiza Milton Maia, diretor pedagógico da Unidade Paineiras. Segundo ele, as atividades recreativas e brincadeiras estão inseridas no cotidiano da educação e o intuito é desenvolver a curiosidade científica e a coordenação motora desde cedo, de forma lúdica e divertida.


O educador também explicou que ao menos três escultores e paleoartistas trabalharam na confecção dos dinossauros. As obras de arte são esculturas em vida ultrarrealistas, feitas com estrutura em metal para os esqueletos, compostas também por isopor, resina e fibra de vidro, que deram forma a anatomia dos animais. Por fim, as peças receberam textura com massa plástica e acabamento feito por meio de pintura com tinta automotiva.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!