Governo confirmou circulação da variante delta em Campinas.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Governo confirmou circulação da variante delta em Campinas.


O governo estadual confirmou hoje (31) casos de variantes delta da covid-19 em Campinas e em outras 8 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).

De acordo com a secretaria de Saúde estadual, em Campinas são oito casos (veja lista abaixo). Os números considerados são do município de residência do paciente, segundo a pasta.  

No total, o estado de São Paulo tem 764 casos da delta. A identificação é feita via sequenciamento genético, pelo Instituto Adolfo Lutz.

"O número reflete o novo panorama da classificação genética da variante delta, e não uma intensificação de sua transmissão, já que a gamma ainda continua predominante no estado", informou o governo de São Paulo.

A variante gamma (P.1) ainda predomina em São Paulo pois tem 1.410 casos, o dobro em comparação à delta, informou o estado. As outras duas são a alpha (B.1.1.7), com 38 casos em SP, e a beta (B.1.351), com apenas três.

AS CIDADES DA RMC

Campinas - 8
Holambra - 1
Hortolândia - 6
Jaguariúna - 19
Monte Mor - 3
Pedreira - 1
Sumaré - 1
Valinhos - 1
Vinhedo - 1

CAMPINAS

Procurada sobre o caso, a secretaria de Saúde de Campinas informou, em nota, que "já atuava com a possibilidade da circulação da variante delta na metrópole e que esta confirmação pelo governo de São Paulo reforça a necessidade do uso correto de máscara, higienização adequada das mãos com água, sabão e álcool em gel, distanciamento físico mínimo de um metro entre as pessoas, além de evitar aglomerações". 

Você viu?

Inclusive, no dia 16 de agosto o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos),  afirmou em live pela rede social que a variante delta da covid-19 já está circulando na cidade.

No dia 19 de julho, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) já havia dito que acreditava que a cepa indiana estava no município.  

CONFIRMAÇÃO DE HOJE

A nota de hoje da Prefeitura de Campinas diz ainda que "a pasta esclarece que não recebeu relatório e/ou comunicado oficial do estado confirmando casos de Covid-19 por variante delta em Campinas".

"No entanto, o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) está em contato com a Secretaria Estadual de Saúde para entender o que aconteceu e checar as informações divulgadas", diz ainda a nota.


Em relação à vacinação, Campinas está com 1.293.892 doses aplicadas. Até esta terça-feira (31), 66,1% da população já receberam a primeira dose. Em relação à segunda dose a cobertura é de 38%.

A Saúde disse ainda que a cidade, inclusive, tem menos de 1% de pessoas que não completam a imunização. A aplicação de duas doses confere proteção contra a hospitalização e óbitos, para a variante Delta e demais variantes de covid-19.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!