Homenagem ao cantor Zé Keti contou com participação de Dudu Nobre.
Reprodução
Homenagem ao cantor Zé Keti contou com participação de Dudu Nobre.


Nascido em 16 de setembro de 1921 e morto em 14 de novembro de 1999, o cantor e compositor Zé Keti completaria 100 anos nesta quinta-feira. O centenário do sambista, autor de clássicos como “Diz que fui por aí”, "Opinião" e “Malvadeza Durão”, foi celebrado pela Orquestra Sinfônica de Campinas ainda em fevereiro, com o lançamento de uma versão do sucesso “Máscara Negra”, que continua disponível no canal do  Youtube Cultura Abraça Campinas.

Além de músicos da orquestra comandada pelo maestro Victor Hugo Toro, a produção reuniu participações gravadas remotamente de Dudu Nobre, no Rio de Janeiro; do Instituto Anelo, e dos ritmistas das escolas de samba de Campinas.

Composta em 1967, em parceira com Hildebrando Pereira Matos, a canção  escolhida é um dos maiores sucessos de Zé Keti, tanto que no ano de lançamento venceu o Primeiro Concurso de Músicas para Carnaval, criado pelo Conselho Superior de MPB do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro. Nomes como Dalva de Oliveira, Elza Soares e Jair Rodrigues estão entre os muitos artistas que já gravaram a música.

A importância de “Máscara Negra”, entretanto, vai além dos prêmios e das vozes que a interpretaram, pois o seu maior êxito é ter tomado as ruas, principalmente nos carnavais, tanto que até hoje está na ponta da língua dos foliões.

Centenário de Zé Keti é celebrado nesta quinta-feira.
Arquivo pessoal
Centenário de Zé Keti é celebrado nesta quinta-feira.



O arranjo da interpretação campineira de “Máscara Negra” é de autoria de Tiago Pallone, formado em Música Popular pela Unicamp. Já o cenário da produção foi a obra “Viva a Música”, do artista plástico Rogério Pedro.

As escolas de samba que aparecem no vídeo são: Majestade do Samba, Unidos de Vila Rica, Império do São Fernando, Estrela D´Alva, Ponte Preta Amor Maior, Unidos do Shangai, Rosa de Prata, Acadêmicos dos Amarais, Renascença, Leões da Vila Padre Anchieta e Serponte. Todas elas são representadas pela Liesca - Liga Independente das Escolas de Samba de Campinas.


ZÉ KETI

Natural do Rio de Janeiro, José Flores de Jesus, apelidado como Zé Keti, chegou a trabalhar como pedreiro e feirante, entre outros ofícios. Além do sucesso carnavalesco com “Máscara Negra”, ele é o autor de obras como “Opinião”, canção de protesto famosa na voz de Nara Leão, e “A Voz do Morro”.

Outra música marcante da carreira de Zé Keti é “Diz que fui por aí”, que também foi cantada por Nara Leão e por ele mesmo, além de ter ganhado interpretações mais recentes de artistas como Luiz Melodia, Seu Jorge e Zeca Pagodinho.

VEJA O VÍDEO:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!