Câmeras de segurança flagraram uma onça-parda andando pela Ceasa (Central de Abastecimento de Campinas) na madrugada desta quinta-feira (21).
O animal percorreu corredores e foi visto na entrada de uma agência bancária. Durante a manhã, funcionários da Ceasa relataram medo em trabalhar por não saber se o animal havia sido capturado.
Nas imagens gravadas, é possível ver a onça andando calmamente por corredores e escadas. O animal chega a olhar para dentro do banco, diante da porta de entrada.
A Ceasa fica próxima da Mata Santa Genebra, ambiente natural do animal. A suspeita é que o felino tenha saído da mata provavelmente para buscar alimento. Ainda não há informações sobre a captura da onça.
Leia Também
Segundo o biólogo responsável pela restauração florestal dos hectares que margeiam a Ceasa, Cristiano Marques , provavelmente a onça seja um filhote em busca de novos territórios.
"A área da mata é uma área muito grande, rica em fauna e flora, mas é ilha, com poucos fragmentos. Existe um controle da fauna com monitoramento, e sabemos que há uma fêmea na mata, com três filhotes. O animal que estava na Ceasa, provavelmente veio da mata ou do fragmento da mata e deveria estar perdido. Provavelmente é filhote macho, que fazem procura de novos territórios", explicou.
Segundo Marques, o crescimento urbano e a falta de espaços nativos fazem os animais silvestres procurarem por novos territórios.
"Outro fator é a pressão o crescimento urbano. Esses animais ficam isolados em ilhas e como a população está crescendo faz esses animais procurarem novos territórios e isso é um problema", disse.
RECORRENTE
Na última segunda-feira (18), uma onça foi encontrada dentro do box de um banheiro em uma residência na cidade de São Pedro, na região de Piraciaba. Ela foi capturada e devolvida à natureza.