Balanço: Campinas tem 2.320 casos de dengue desde janeiro.
Divulgação/Prefeitura de Campinas
Balanço: Campinas tem 2.320 casos de dengue desde janeiro.


Desde janeiro deste ano, Campinas acumulou 2.330 casos de dengue, de acordo com balanço divulgado pela secretaria de Saúde nesta sexta-feira (17). O número é de casos registrados entre 1º de janeiro até a última segunda-feira (13).

Segundo a Pasta, foram registrados também sete de chikungunya. Não houve registro de casos de zika.

As regiões Sudoeste (distrito do Ouro Verde) e Sul (região do Parque Oziel e Jardim São Gabriel) são as que mais têm casos de dengue, com 627 e 481 respectivamente. Na sequência, está a região Leste, com 469; a Norte, com 444 e a Noroeste, com 299 confirmações. 

BAIRROS EM ALERTA

De acordo com a Saúde, os bairros Cidade Jardim, Jardim Baroneza, Jardim Capivari, Jardim Eulina, Jardim do Lago 2 e Mansões Santo Antônio são as áreas com maior número de casos de mosquitos Aedes aegypti e de criadouros.

Entre os casos de chikungunya, há cinco autóctones (três na região Nororeste, um na Sul e um na Leste) e dois importados (um em morador da região Sul e um da Noroeste).

RESPONSABILIDADE

A Prefeitura mantém um programa de controle e prevenção da doença, mas ressalta que cada cidadão precisa fazer a sua parte, destinando corretamente os resíduos e evitando criadouros. Um levantamento do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) aponta que 80% dos criadouros estão dentro de casa.

De 1º de janeiro a 31 de outubro, 1.160.311 imóveis foram visitados pelas equipes de saúde para controle de criadouros e 298.384 imóveis localizados em áreas de transmissões foram nebulizados. 


Entre 1º de janeiro e 30 de setembro deste ano, foram coletadas 40.397 toneladas de resíduos despejados irregularmente na cidade, 8.052 toneladas de resíduos foram recolhidas na Operação Cata-Treco e 84.522 toneladas de resíduos foram recebidas nos ecopontos.

Para acabar com a proliferação do mosquito é preciso evitar acúmulo de água, latas, pneus e outros objetos. Os vasos de plantas devem ter a água trocada a cada dois dias. É importante, também, vedar a caixa dágua. Os vasos sanitários que não estão sendo usados devem ficar fechados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!