Unicamp faz segundo dia 2ª fase do vestibular nesta segunda-feira.
Divulgação/Unicamp
Unicamp faz segundo dia 2ª fase do vestibular nesta segunda-feira.


A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) encera nesta segunda-feira (10) a aplicação das provas da segunda fase do Vestibular 2022. Os estudantes concorrem a 2.540 vagas para 69 cursos de graduação da universidade. 

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. A prova com questões dissertativas de conhecimentos específicos tem duração de cinco horas e o candidato poderá deixar a sala a partir das 15h. 

Ao todo, 12.938 candidatos foram selecionados para a segunda fase, sendo que a primeira fase contou com 58.425 estudantes que fizeram os exames.

De acordo com a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp), o índice de abstenção da primeira fase foi de 7,7%, o menor dos últimos oito anos ( saiba mais aqui ).  Já ontem, o primeiro dia da segunda fase teve abstenção de 12,7%. Dos 12.938 aprovados para a segunda fase, 1.645 candidatos não compareceram.

Além de Campinas, os exames são aplicados em mais 21 cidades do país, sendo seis capitais (entre elas São Paulo), e outras 15 cidades paulistas. 

PROVAS 

Nesta segunda-feira serão aplicadas as provas comuns a todos os candidatos, incluindo Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, além das provas de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso do candidato, obedecendo a seguinte distribuição: 

candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde: seis questões de Biologia e seis questões de Química;
candidatos da área de Ciências Exatas/Tecnológicas: seis questões de Física e seis questões de Química;
candidatos da área de Ciências Humanas/Artes: seis questões de Geografia e seis questões de História, englobando conteúdos de Filosofia e Sociologia. 

CURSOS MAIS DISPUTADOS 

Considerando a relação de candidatos por vaga, os cursos de medicina, arquitetura e urbanismo e ciências do esporte são os mais concorridos para a segunda fase do Vestibular 2022. 

Leia Também

No curso de medicina em período integral, foram aprovados para a segunda fase 977 candidatos, e são oferecidas 86 vagas. Já para arquitetura e urbanismo, são 24 vagas que serão disputadas por 186 candidatos.

Medicina (integral)- 11,36 candidatos por vaga
Arquitetura e urbanismo (noturno)- 7,75 candidatos por vaga
Ciências do esporte (integral)- 7,37 candidatos por vaga
Engenharia de computação (integral)- 6,7 candidatos por vaga
Farmácia (integral)- 6,66 candidatos por vaga
Ciências econômicas (integral) - 6,50 candidatos por vaga
História (integral)- 6,41 candidatos por vaga
Ciências biológicas (integral) - 6,33 candidatos por vaga
Comunicação social midialogia (integral)- 6,25 candidatos por vaga
Ciência da computação (noturno)- 6,15 candidatos por vaga 

MAIORES NOTAS DE CORTE 

A Unicamp mantém critérios e separa as notas de corte por colunas, dividindo os inscritos gerais, alunos que vieram de escolas públicas e alunos que solicitaram cotas, se declarando pretos e pardos. A nota máxima possível no exame é 72 pontos. 

No critério de inscritos gerais, o curso de medicina foi o que teve a nota mais alta. 

VEJA A RELAÇÃO DOS CURSOS COM NOTAS MAIS ALTAS:

Medicina (integral): 62
Engenharia de computação (integral): 54
Ciência da computação (noturno): 52
Arquitetura e urbanismo: 49
Engenharia de produção (integral): 49
Engenharia química (integral): 49
Ciências biológicas: 48
Ciências econômicas (integral): 47
Comunicação social - midialogia (integral): 47
Engenharia de controle e automação (noturno): 46
Farmácia: 46 


PRÓXIMAS DATAS 

As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022, em Campinas. As informações de locais e horários específicos já estão disponíveis da página do Vestibular 2022. 

A primeira chamada será divulgada dia 14 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula online (não presencial) entre os dias 15, 16 e 17 de fevereiro, pela página eletrônica da Comvest. As demais datas constam do calendário do Vestibular Unicamp 2022, disponível no site da Comissão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!