Passados Black Friday e Natal, muitos gestores de e-commerce começam a pensar nos planejamentos para o próximo ano. Ainda que as principais datas promocionais aconteçam no fim do ano, a estratégia deve começar a ser traçada já nos primeiros dias de 2022.
Ao todo, são ao menos 12 oportunidades para os lojistas venderem anualmente. Com a Pandemia, o mercado de lojas virtuais ganhou ainda mais força, daí a importância de ter organização.
Segundo projeção da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o setor de e-commerce movimentou cerca de R$16 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2021.
A estimativa prevê um crescimento de 18% em relação ao último trimestre de 2020. O ticket médio deve ficar em torno de R$445, com maior volume de vendas em informática, celulares, eletrônicos, brinquedos, moda e acessórios.
A partir disso, o especialista em e-commerce e fundador da Mailbiz, Vinicius Correa, listou quatro dicas para ajudar lojistas a venderem mais em 2022.
Aproveite as principais datas do e-commerce
Ter um calendário com as principais datas do varejo no ano deve fazer parte de todo planejamento de e-commerce. Com ele, será possível antecipar e organizar estratégias com foco no aumento das vendas.
Algumas delas são o período de férias, de dezembro até o início de fevereiro, que também tem o Carnaval. O Dia Internacional da Mulher, embora não seja famoso por recordes em vendas, pode servir de gancho para campanhas específicas. Isto sem falar no Dia das Mães, Pais e outros.
Não é preciso citar Black Friday e Natal, em novembro e dezembro respectivamente. Mas, se você buscar no Google, vai ver que praticamente todos os meses do ano oferecem alguma possibilidade.
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Do que os consumidores gostam
Neste ponto, é importante ressaltar que o consumidor online considera outros aspectos durante a sua jornada de compras. O valor do frete, por exemplo, é um dos principais motivadores dos clientes.
De acordo com levantamento realizado pela Ebit/Nielsen, o número de pedidos com frete grátis aumentou mais de 40% em 2020.
Por outro lado, datas festivas e feriados costumam trazer compradores mais “motivados”. Em geral, em períodos assim, as pessoas estão mais propensas a entrar em lojas e gastar. Por isso, é fundamental oferecer bons valores e condições.
De um modo geral, é preciso que os lojistas tenham a sensibilidade de enxergar os comportamentos dos consumidores. Segundo o relatório Webshoppers, também elaborado pela Ebit/Nielsen, as compras pela internet têm sido cada vez mais realizadas via dispositivos móveis.
Além disso, no momento atual, vale lembrar que a humanidade de modo geral tem ficado mais tempo em casa. Por isso, é natural que alguns setores tenham mais destaque do que outros. Pense nisso.
Use as oportunidades para aumentar a base de clientes
Caso não tenha uma estratégia de e-mail marketing, pode ser uma boa hora para começar a criar uma. O primeiro passo é construir ou organizar a suabase de contatos. A compra de listas prontas não é recomendada, mas existem estratégias para a obtenção de endereços de e-mail dentro da LGPD e que não desrespeitam os compradores.
Uma delas é o uso dos Pop-ups. Eles nada mais são do que aquelas caixinhas abertas quando acessamos algum site. O lojista pode se valer desta ferramenta para captar o e-mail. Obviamente, nem todos vão compartilhar essa informação sem nada em troca. Então, é uma ótima oportunidade para oferecer um desconto.
Comunique-se através de e-mail marketing
O e-mail é uma ferramenta fundamental na estratégia de vendas de qualquer e-commerce. Durante muito tempo, ele foi apenas uma ligação entre os dois pontos via internet, mas, hoje, é a forma mais rápida e certeira de se relacionar com sua base de contatos. E, no caso de datas especiais, o e-mail é perfeito para manter o público por perto. Além disso, o interesse gerado pelas datas é a oportunidade perfeita para engajar novamente contatos inativos e, é claro, para vender mais.