Fevereiro Roxo é o mês dedicado ao tratamento de doenças crônicas.
FreePik
Fevereiro Roxo é o mês dedicado ao tratamento de doenças crônicas.


A cor roxa é a escolhida para o mês de fevereiro para conscientizar as pessoas em relação às doenças de lúpus, fibromialgia e o Alzheimer – doenças crônicas com causas desconhecidas. Embora sejam condições incuráveis, a vida com estas doenças pode ser facilitada com a aplicação de um tratamento adequado.

O Dr. Mauro J. Silva Junior, médico e fundador da Truvio, healthtech especializada em medicina preventiva, explica melhor sobre as doenças.

ALZHEIMER

O Alzheimer se manifesta mais na população idosa. Seu principal sintoma é a perda de memória recente, mas em casos mais avançados acaba levando à demência.

A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios.

O Alzheimer costuma evoluir de forma lenta. A partir do diagnóstico, a sobrevida média oscila entre 8 e 10 anos. A doença é incurável. O objetivo do tratamento realizado hoje em dia é retardar a evolução e preservar por mais tempo possível as funções intelectuais. Os melhores resultados são obtidos quando o tratamento é iniciado nas fases mais precoces.

LÚPUS

É uma doença inflamatória de origem autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do próprio corpo. Ela pode afetar vários órgãos e tecidos como a pele, os rins e o fígado. Os principais sintomas incluem fadiga, febre e dor nas articulações. É uma condição que atinge, principalmente, as mulheres.

São reconhecidos dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas e braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos.

O diagnóstico deve ser feito pelo conjunto de alterações clínicas e laboratoriais, e não pela presença de apenas um exame ou uma manifestação clínica isoladamente.

O tratamento depende da manifestação apresentada por cada um dos pacientes, portanto, deve ser individualizado.

Para prevenir, é bom evitar fatores que possam levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e o estresse.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia é uma doença que causa dores em várias regiões do corpo como articulações, tendões e músculos. A doença também causa fadiga, distúrbios de sono e dores de cabeça, além de depressão e ansiedade.


A fibromialgia é uma síndrome, de caráter crônico e etiologia desconhecida. Em função da inexistência de alterações orgânicas, a presença de fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, inassertividade e crenças irracionais parecem influenciar seu início e desenvolvimento.

Confirma-se as controvérsias quanto à etiologia desta doença e levanta-se a necessidade da realização de novos trabalhos verificando o tipo de intervenção mais eficaz.

*Com informações da Biblioteca Virtual da Saúde do Ministério da Saúde

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!