Entrega de lote da vacina da Janssen, em Viracopos.
Fernanda Sunega/Prefeitura de Campinas
Entrega de lote da vacina da Janssen, em Viracopos.


As doses de vacina da Janssen  entregues pelo Estado a Campinas devem ser utilizadas pela Prefeitura para imunizar populações vulneráveis. Em transmissão ao vivo na tarde desta segunda-feira, o secretário de Saúde Lair Zambon afirmou que pediu autorização à secretaria estadual para destinar parte do lote à imunização de grupos que podem apresentar “dificuldade de adesão da segunda dose”, já que a vacina em questão funciona com a aplicação de dose única.

Segundo Zambon, os grupos que possuem essa característica são pessoas em situação de rua, pacientes dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial), residentes de comunidades terapêuticas e moradores de áreas de ocupação.

“Ela (a vacina) vem especificada por um grupo etário, mas estamos traçando um perfil de população que haveria uma dificuldade de adesão na segunda dose”, comentou o secretário. “Nós estamos pedindo autorização hoje para a Secretária de Saúde (do Estado) no sentido de acrescentar no perfil da vacina Janssen por conta dessa dificuldade de adesão desses grupos populacionais", completou.

Você viu?

O Estado de São Paulo separou 37 mil doses da vacina da Janssen para distribuir à região de Campinas. Desse total,  Campinas vai receber 8.980, que devem chegar ainda nesta segunda, conforme afirmado por Zambon durante transmissão. O inicio da vacinação para os grupos vulneráveis está previsto para começar até o final desta semana.


A VACINA

Primeira que funciona com aplicação em dose única a ser utilizada no Brasil, a vacina da Janssen tem o uso emergencial autorizado no país desde 31 de março deste ano. O Governo Federal fechou um contrato com a empresa farmacêutica para receber 38 milhões de doses até o final do ano.

O primeiro lote, com 1,5 milhão de doses, chegou na terça-feira (22), em voo que veio dos Estados Unidos e pousou no Aeroporto de Guarulhos, que recebeu mais 300 mil na quinta-feira (25). No final de semana, foi a vez do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, receber 3 milhões de doses. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!