
Cursos musicais gratuitos estão com 250 vagas abertas na cidade de Campinas, interior de São Paulo. O projeto musical Primeira Nota é voltado para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e oferece aulas de instrumento e canto, e musicalização.
A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação Municipal em parceria com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). As aulas acontecem no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na Vila Marieta.
“O cadastro é aberto para toda população, com prioridade para os alunos e alunas matriculados na rede municipal de ensino. É uma excelente oportunidade para aprendizados sobre teoria musical e das práticas de canto e de instrumentos de orquestra”, explicou a gestora do projeto e diretora do Cemmaneco, Leila Sarubbi.
O período de inscrições foi aberto em dezembro do ano passado e 100 vagas já foram preenchidas, mas enquanto houver oportunidades livres o prazo de manifestação de interesse segue aberto.
Grupos e cursos
- Crianças de 6 a 10 anos entram no curso de musicalização;
- Adolescentes de 11 a 14 podem aprender instrumentos de cordas, sopro, percussão e canto;
- Estudantes a partir de 10 anos têm a possibilidade de aprender violino, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone, trompete, trombone, flauta, clarinete e percussão.
Orientações
Não é necessário ter conhecimento prévio de música para se inscrever. Os instrumentos são emprestados pela escola, o que facilita a inclusão dos participantes.
Os interessados devem se inscrever de maneira online.
Clique aqui para se candidatar para as aulas de Instrumentos e Canto.
Clique aqui para se candidatar para as aulas de Musicalização.
Concluída esta etapa, a organização entrará em contato por e-mail para efetuação da matrícula.
As aulas são ministradas duas vezes por semana. Os professores da escola são alunos do curso de música da Unicamp, sendo que o coordenador geral do curso é o Fernando Hashimoto, diretor do Instituto de Artes da universidade estadual.
O projeto musical Primeira Nota teve início em novembro de 2014.